* ÚLTIMA OPORTUNIDADE PARA INSCRIÇÕES: A História e a Magia da Meditação (PRÁTICA DE MEDITAÇÃO ON LI
- Mharcya de Sá
- 27 de set. de 2016
- 7 min de leitura

* LEIA A NOVA MENSAGEM ABAIXO!
COMPARTILHEM E CONVIDEM SEUS ENTES QUERIDOS E AMIGOS PARA PARTICIPAR DESTA EXPERIÊNCIA MÁGICA!
A HISTÓRIA DA MEDITAÇÃO
Ao longo dos últimos 40 anos, tenho pesquisado e praticado as inúmeras técnicas de Meditação tradicionais e experenciado as novas.
E, em todos esses anos, só ficaram duas certezas:
1 . Nunca estamos totalmente aptos à Meditação Perfeita, pois ao alcançarmos um estágio, logo outro se faz necessário, como um anseio permanente de nossa Alma para alcançar a Divindade que habita em nós.
2 . A Meditação sempre foi, é e será a única forma eficiente de alcançarmos nossa multidimensionalidade e os diversos aspectos de nosso Ser Eterno e Infinito: O TODO EM NÓS!
Após tantas e diversificadas experiências, onde a Magia da Meditação me transportou a “lugares” dentro de mim totalmente inéditos e inacreditáveis e onde o êxtase provocado por estas experiências se torna cada vez mais e mais profundo, sinto-me apta e desejosa de compartilhar estas experiências e, quem sabe, poder proporcionar a outros o que, tão generosamente, o Universo me proporcionou: A CERTEZA DE QUE A MEDITAÇÃO É O MAIS COMPLETO CAMINHO PARA NOSSO ENCONTRO COM NOSSO VERDADEIRO SER!
Vejamos:
A Meditação é uma prática que, através de um conjunto de técnicas, busca treinar a focalização da atenção. Sua origem é muito antiga, remontando às tradições orientais, especialmente a Yoga e o Budismo, mas o termo também se refere a práticas adotadas por algumas religiões, como o cristianismo, o judaísmo, o islamismo, o taoísmo e o xamanismo, entre outras.
A palavra meditar tem origem no latim mederi, que significa “tratar, curar, dar atenção médica a”. O termo em páli utilizado para referir-se a meditação é bhavana, que significa 'cultivo'.
DEFINIÇÃO
A definição de Meditação pode variar de acordo com o contexto em que se encontra, variando de qual religião tem origem ou se é usada de maneira secular. Algumas distintas definições que normalmente são usadas para Meditação são:
prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um Mantra);
uma abertura mental para o Divino, pedindo a Orientação de um Poder mais Alto;
um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;
contemplação da realidade e seus aspectos (como a impermanência, para os Budistas)
desenvolvimento de uma determinada qualidade mental, como energia, concentração, plena atenção, bondade, etc[
pensamento sustentado e aplicado em um tema
Ainda que algumas definições de 'meditação' usadas por diferentes religiões sejam bem diferentes e até mesmo contraditórias, é ponto comum que apontem para uma realidade interior e o desenvolvimento/compreensão desta realidade. A compreensão de o que é meditação deve ser feita sempre dentro do contexto em que é apresentada, da religião ou da escola que a apresenta, caso contrário as distintas explicações podem se tornar contraditórias.
PRÁTICA
A Prática de Meditação pode ter inúmeras variantes quanto à postura do corpo, objeto de Meditação e Objetivo da Prática.
OBJETIVOS
A Meditação pode ser praticada por diversos motivos: desde o simples relaxamento até a busca pelo Nirvana e EQUILÍBRIO NA VIDA DIÁRIA. Muitos praticantes da Meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, autodisciplina e equanimidade.
OBJETOS
Os objetos utilizados para o foco na Meditação podem ser desde a chama de uma vela até a natureza do próprio corpo. Mantras são um objeto de Meditação muito comum, como por exemplo os mantras utilizados no Hinduísmo, e até mesmo a recitação do Rosário na tradição cristã pode ser considerada uma forma de Meditação com Mantra.
POSTURA
A Meditação pode ser realizada em todas as posturas, seja deitado, sentado, em pé ou andando, variando pelo contexto onde é ensinada. A posição sentada é adotada normalmente por ser considerada a mais fácil, onde o corpo se encontra em repouso mas ainda alerta. A famosa ‘Posição de Lótus completa' (o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda) se difundiu muito como sinônimo de Meditação por ser usada no Yoga como uma posição ideal de Meditação, pois mantém o corpo estável, sendo entretanto difícil de alcançar. Inúmeras posições de Meditação podem ser usadas como: de joelhos, meio-lótus, etc.
Para a Meditação em pé existem métodos que vêm conquistando grande aceitação no Ocidente, como a Meditação feita em pé conhecida como zhan zhuang que, devido a sua simplicidade e eficiência, é muito praticada na China e Europa. Ele é facilmente executada por pessoas com pouca flexibilidade e dificuldades nos joelhos e coluna, melhorando inclusive a postura. Facilmente praticada em qualquer local, é um excelente método procurado por muitos praticantes de artes marciais experientes ou mesmo iniciantes. Esta prática é muito efetiva na redução do estresse.
Na tradição budista Theravada é comum encontrar a Prática da Meditação andando, que é vista como uma postura onde se desenvolve concentração em movimento, energia para a mente e vitalidade para o corpo.
DURAÇÃO
Normalmente não há um tempo mínimo preestabelecido. Pode-se iniciar com um período de poucos minutos e, conforme se aperfeiçoa, esse tempo pode aumentar até para horas, dias, ou em casos excepcionais, até meses. É importante ressaltar que a frequência da prática também influencia muito os resultados.
Então, de forma simples e prática, o que vem a ser Meditação?
O que é Meditação? É uma técnica que pode ser praticada? Um esforço que você tem de fazer? Algo que a mente pode conseguir? NÃO. Tudo o que a mente é capaz de fazer não pode ser Meditação – ela é algo além da mente, onde a mente é totalmente impotente.
A mente não pode penetrar na Meditação; onde a mente termina, a Meditação começa. Isso tem de ser lembrado, porque em nossa vida, o que quer que façamos, fazemos através da mente; o que quer que consigamos, conseguimos através da mente. E então, quando nos voltamos para dentro, começamos novamente a pensar em termos de técnicas, métodos, atos, porque o todo da experiência da vida nos mostra que tudo pode ser feito pela mente. Sim – exceto a Meditação, tudo pode ser feito pela mente. Tudo é feito pela mente, exceto a Meditação. Porque a Meditação não é um feito – é a sua Natureza. Não tem de ser conseguida; tem apenas de ser reconhecida, tem apenas de ser recordada. Ela está aí esperando por você – é só você voltar-se para dentro, e ela está disponível. Você a tem carregado sempre e sempre.
A Meditação é a sua Natureza Intrínseca – ela é você, é o seu ser, não tem nada a ver com os seus atos.
Você não pode tê-la, nem pode não tê-la. Ela não pode ser possuída, ela não é uma coisa. Ela é você. Ela é o seu ser.
E, com o desejo que cada vez mais pessoas possam alcançar a Harmonia e EQUILÍBRIO em suas vidas diárias e Expansão de suas Consciências, resolvi repassar, através de Encontros On Line, esta Experiência Mágica que é a Meditação.
Nossos Encontros se darão uma vez por mês, sempre durante a Lua Cheia, para melhor aproveitamento de nossas Práticas.
Para participar, basta enviar um email para: templodosol.org@gmail.com com o título A MAGIA DA MEDITAÇÃO.
Solicitamos uma contribuição mínima e simbólica no valor de R$10,oo, em cada Encontro, para que possamos dar prosseguimento a este Trabalho.
A contribuição poderá ser depositada nas contas abaixo e o comprovante deverá ser enviado através de email:
. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (Poupança) - Ag.0101 - Conta: 00030264.4 - Operação 013
. BANCO DO BRASIL - Ag.: 0415.4 - c/c: 48.983-2
PRIMEIRA MEDITAÇÃO ON LINE:
. Lua Cheia de Outubro
- dia: 19
- horário: 20h
Mharcya de Sá
TEMPLO DO SOL
www.templodosol.org

LUA CHEIA DE OUTUBRO: de 16 à 21 de outubro
AS ENERGIAS DESTA LUZ CHEIA
Salve, amados Irmãos da Luz!
Nesta semana de Outubro de 2016, temos uma poderosa Lua Cheia, cujas Energias Lunares influenciarão positivamente toda a Terra e, consequentemente, todos os Seres nela. Sendo breve e direto, as Energias dessa Lua Cheia impulsionarão a co-criação individual através do foco, da intenção e da vibração. É importante que neste dia você se pergunte: "O que quero para minha vida?" E então, a partir da resposta, manifestar o que deseja através do foco, intenção e vibração. As Energias desta Lua Cheia agem como um porta-voz entre você e o Universo. O que você deseja experienciar em sua vida, essas Energias levarão para o Universo e então, manifestarão o desejado. Portanto, nesse dia de hoje, sob as Energias Lunares, medite sobre o que deseja para si e para o mundo. Envie para o Universo aquilo que você realmente deseja, seja no material, no financeiro, na família, nos relacionamentos, quanto no espiritual, na cura, etc... Lembre-se de que você é um Co-Criador poderoso e pode manifestar o que deseja em sua vida! Entenda que o feedback que você dá para o Universo é o que você manifesta em sua Vida. Isto é, tudo aquilo pelo qual você vibra, envia, ele responde atenciosamente na mesma frequência. As Energias desta Lua impulsiona-nos também para a mudança. Quando digo mudança, quero dizer mudança no aspecto mais profundo e abrangente da palavra. MUDAR INTERIORMENTE e também exteriormente. Muitos estão reclamando do mundo, da política, da economia, das pessoas. Muitos tem dedos para apontar e língua para criticar os outros. Esta Lua vem nos lembrar de que o mundo só melhorará quando pararmos de esperar a mudança nos outros e começarmos a mudar a nós mesmos, isto é, nossa conduta, nossos valores, nossa ética e, principalmente, nossa Consciência. As Energias desta Lua Cheia também nos alinham com o nosso Propósito e podem, através do Coração, pedirem para que façamos algumas mudanças mais físicas, como por exemplo, mudar de cidade, de país, talvez. Mudar de emprego, mudar de vida... transformar, liberar, MUDAR. Ouça seu Coração, vá para dentro de si e ouça o que ele tem a lhe dizer. Alinhe-se com as Energias Lunares desta brilhante e resplandescente Lua Cheia de 16 de Outubro de 2016 e foque na positividade e na mudança. Saiba que você é acompanhado e guiado pelos seus anjos, mentores, guias e Mestres e qualquer auxílio de que necessitar, é só chamá-los e, claro, pedir ao Universo, que sempre está a nos apoiar incondicionalmente. Lembre-se também da Gratidão, a ferramenta mais poderosa para a manifestação. A Gratidão é o feedback mais poderoso para o Universo. Que as Bênçãos Lunares se derramem sobre todos!
Muita Paz, Luz e Amor!!
Namastê!!!
Mharcya de Sá
Comentários